sexta-feira, agosto 31, 2007

Pintura Direta

 

Uma das técnicas usadas sobre tecido é a pintura direta; ou seja a tinta é colocada em pinceladas soltas sobre o tecido, aproveitando as manchas. Por ser muito líquida e o tecido fino e esticado ocorrerá a migração da tinta. Quando colocadas próximas elas se fundirão causando um terceira cor. È um primeiro passo para verificar como reage a tinta sobre os diversos substratos têxteis. Aqui foi usado um tecido de voil 100% poliéster.
Posted by Picasa

Esticando o tecido

 

Para usar a técnica de aquarela sobre tecido, este deve ser esticado sobre um bastidor, pois a pintura muito líquida não deve encostar diretamente sobre nenhuma superfície para não deixar marcas e nem manchas.
Comece esticando com percevejo um lado e assim sucessivamente. Lembre se que a área útil a ser pintada é somente a área do centro. Não pinte sobre a madeira para não deixar manchas. O tecido deve manter a mesma tensão dos quatro lados sem no entanto repuxar a trama.
Posted by Picasa

A Base

 

Aqui um exemplo da base para aquarela em tecido. O aspecto é leitoso e bastante líquido. Ao lado dois exemplos da mesma base já pigmentada. Foram acrescentadas algumas gotas de pigmento líquido e misturados. O pigmento deve ser sempre colocado com cautela. O aspecto não deve ficar brilhante porque isso indica excesso e o excesso não se fixa, causando manchas sobre o substrato têxtil.
Posted by Picasa